Fato Relevante: Renovação dos Limites para Aquisição de Ações da Companhia

ITAÚ UNIBANCO HOLDING S.A. comunica aos seus acionistas que o Conselho de Administração aprovou a aquisição de ações de emissão da própria Companhia no montante de até 10.000.000 de ações ordinárias e 50.000.000 de preferenciais, sem redução do valor do capital social, que equivalem, aproximadamente, a 3,15% das 317.862.080 ações ordinárias e 1,56% das 3.201.348.733 ações preferenciais em circulação no Mercado1 na data-base de 30.4.17.

Cabe ressaltar que em 30.4.17 existiam na tesouraria 3.074 ações ordinárias e 65.135.438 ações preferenciais de emissão própria, e que no período de 3.2.16 a 30.4.17 foram adquiridas 38.087.900 ações preferenciais de emissão própria da Companhia.

Objetivo

O processo de aquisição das ações tem como potenciais objetivos: (i) maximizar a alocação de capital através da aplicação eficiente dos recursos disponíveis; (ii) prover a entrega de ações aos funcionários e administradores da Companhia e de suas controladas no âmbito dos modelos de remuneração e dos planos de incentivos de longo prazo; e/ou (iii) utilizar as ações adquiridas caso haja oportunidades de negócios no futuro.

Efeitos Econômicos

A aquisição de ações próprias pode gerar os seguintes impactos:
• Aos acionistas: (i) maior retorno em dividendos, uma vez que as ações adquiridas pela Companhia são retiradas de circulação do mercado e o pagamento de dividendos é distribuído para quantidade menor de ações; e (ii) aumento do percentual de participação do acionista se houver cancelamento das ações.
• À Companhia: (i) otimização da utilização dos recursos disponíveis para investimento; e (ii) alteração do Índice de Capital.

Na hipótese da recompra do total de ações deste programa, o valor financeiro despendido não acarretará efeitos contábeis relevantes nos resultados da Companhia.

Prazo para aquisição das ações

As operações serão efetuadas em bolsa de valores, no período de 26.5.17 a 26.11.18, a valor de mercado, e intermediadas pela Itaú Corretora de Valores S.A., sediada na Av. Brigadeiro Faria Lima, 3500, 3º andar, Parte, em São Paulo (SP).

1 Nos termos do art. 8º, § 3º, I, da Instrução CVM 567/2015, consideram-se ações em circulação todas aquelas representativas do capital da companhia excluídas as detidas direta ou indiretamente pelo acionista controlador, por pessoas a ele vinculadas, e por administradores.

O Conselho de Administração entende que a liquidação da aquisição das ações de emissão própria é compatível com a situação financeira da Companhia, não vislumbrando nenhum impacto no cumprimento das obrigações assumidas, visto que:

• Em 31.3.17, os recursos disponíveis atingiram:
 R$ 1.265.167 mil em Reservas de Capital; e
 R$ 14.222.736 mil em Reservas de Lucros Estatutárias.

• A Companhia gerencia as reservas de liquidez mediante estimativas dos recursos que estarão disponíveis para aplicação, considerando a continuidade dos negócios em condições de normalidade. Assim, é assegurada plena capacidade de pagamento em relação aos compromissos financeiros assumidos. Para mais detalhes, consulte a Nota “Caixa e Equivalentes de Caixa” nas Demonstrações Contábeis da Companhia, disponível no site de Relações com Investidores (www.itau.com.br/relacoes-com-investidores).

São Paulo (SP), 25 de maio de 2017.

MARCELO KOPEL
Diretor de Relações com Investidores