Os dados da ABComm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico indicam que o setor de comércio eletrônico teve um crescimento de 12% em 2017, comparando com 2016, alcançando um faturamento de 59,9 bilhões de reais. Em 2018, a tendência é que esse movimento de ascensão continue. A maior familiarização do público com essas plataformas, a qualificação das ferramentas utilizadas e a melhoria da experiência de compra são alguns dos fatores que levam a esse diagnóstico.
Segundo as projeções da entidade, o segmento deve registrar um acréscimo de 15% em seu faturamento, chegando a um total de 69,9 bilhões de reais. A expectativa é que o ticket médio suba para 310,00 reais. Outra questão importante é que esse crescimento gera uma concorrência saudável entre os diversos players do mercado, o que permite ao consumidor encontrar preços mais competitivos e uma diversidade maior de opções para as suas compras pela internet. Para aproveitar as oportunidades que devem fazer parte do futuro do e-commerce, é importante entender as principais tendências desse setor para o ano de 2018. Customização de produtos – Você se lembra daqueles sites que vendem camisetas, canecas e mais itens que podem ser personalizados conforme o gosto do cliente? Esse tipo de experiência ganhou força e migrou para outras áreas. Por esse motivo, uma grande tendência para 2018 no e-commerce é a customização de produtos.
Diversas empresas grandes já utilizam esse conceito, permitindo, assim, que o cliente tenha uma experiência única com base nas suas preferências e trazendo uma solução mais adequada para cada caso. Gerar esse tipo de experiência é algo de imenso valor e fortalece muito a relação entre empresa e cliente, especialmente por tirar um pouco daquela sensação de ser apenas um mero comprador. A customização faz com que a empresa crie autoridade no mercado e seja vista com bons olhos por todos. Um ponto importante é que essa possibilidade também pode ser explorada pelos pequenos e médios e-commerces. Ou seja: existe um imenso potencial, e quem começar logo vai se colocar à frente dos demais com uma grande vantagem competitiva. Compra personalizada – A compra personalizada não é o futuro, já é o presente. Mas como ela será uma tendência em 2018 se já está em voga? A questão aqui não é a novidade, e sim a consolidação de uma prática que vem funcionando muito bem. Utilizar o histórico de navegação e compra do cliente facilita muito para oferecer opções melhores e, assim, aumentar o número de vendas, além de qualificar a experiência oferecida para ele. E quem ainda não investe nesse tipo de ferramenta tem, no ano que se aproxima, uma espécie de segunda chamada, visto que a ausência desse recurso acarretará a perda de espaço, principalmente pela exigência dos consumidores em contar com soluções assim.
Soluções omnichannel – As soluções omnichannel não são uma novidade para o setor de e-commerce. Com as mudanças que ocorreram no comportamento do consumidor, tornou-se imprescindível preparar as lojas para atendê-lo em diversos canais. A diferença é que hoje não basta ter uma plataforma de vendas multicanal, ela deve integrar todos os pontos de contato e oferecer uma experiência única para o cliente. O conceito-chave dessa estratégia é usar o potencial das soluções tecnológicas para superar as expectativas do cliente. Se a empresa atua de forma integrada, porque investiu numa plataforma omnichannel, tem condições para disponibilizar uma série de serviços diferenciados. Um dos destaques é a facilitação do serviço de entrega. Em diversas ocasiões, os clientes compram no site e têm pressa para receber o produto. Visando solucionar isso, muitas empresas possibilitam que a retirada seja feita em uma loja física. Nem todas contam com essa opção, pois muitas trabalham somente online, mas é uma prática valorizada pelo público.
Aumento do uso do mobile – Já é fato que grande parte das compras em lojas virtuais é feita via dispositivos móveis. Por isso, oferecer soluções para facilitar o uso desses equipamentos não é simplesmente o futuro do e-commerce, mas a adequação a uma tendência forte e que vai se solidificar ainda mais em 2018. Caso a sua loja virtual não disponha de uma plataforma de e-commerce que ofereça essa facilidade de navegação, os clientes irão para sites concorrentes. Além disso, criar uma versão responsiva do seu site não é algo caro, e o custo/benefício vale a pena. Valorização da produção de conteúdo – Recebemos milhares de ofertas por dia, sendo que muitas são agressivas e nem mostram detalhadamente do que tratam. Sendo assim, é importante cada vez mais unir a produção de conteúdo de qualidade à divulgação dos produtos. Uma dica para isso são os vídeos, já que eles conseguem reunir bastante conteúdo em pouco tempo e, assim, passar uma explicação mais completa sobre o funcionamento dos produtos que estão sendo comercializados. Maior utilização da inteligência artificial – A inteligência artificial vem sendo aplicada com sucesso nas lojas virtuais. Considerando o futuro do e-commerce, podemos dizer que essa é uma das mais fortes tendências para 2018. Um grande exemplo disso são os chatbots, softwares que permitem simular a interação humana entre um atendente e o cliente. Ao automatizar esse processo, ganha-se muito em produtividade, otimização de custos e agilidade no processo. Essa ferramenta permite rapidamente identificar os principais dados do cliente e, assim, oferecer uma jornada de compra melhor. Vale lembrar que, no mundo virtual, a velha máxima de que “tempo é dinheiro” tem cada vez mais valor, então, quem facilitar o processo de compra tanto em tempo quanto na qualidade dos serviços prestados vai ser visto de uma maneira diferenciada pelo mercado.
Como você viu neste artigo, o futuro do e-commerce em 2018 é promissor para quem conseguir estruturar um e-commerce de ponta, baseado em soluções tecnológicas inteligentes, voltadas para a satisfação do cliente. O desafio é não perder tempo, investir nessas tendências e preparar o seu negócio para colher os resultados que essas soluções apresentam.